26 de março de 2008

Longa espera.




É impressão minha,ou sente-se mesmo um certo clima de instabilidade diário ,no ar?
A verdade é que à cerca de dez anos atrás,não vivíamos com este clima instável constante a pairar sobre as nossas cabeças dia após dia.O receio de ataques terroristas,de assaltos,de mortes,de tiroteios e espancamentos,que só ouvíamos falar nas noticias,vindas de fora,do outro lado do oceano,mas que ao fim destes anos atravessou a nossa imaginação e passou a ser algo mais pessoal,desde que Espanha sofreu o atentado de 11 de Março.
A insanidade está generalizada,a vida Humana tem,ou melhor não tem qualquer valor,as pessoas sentem-se ameaçadas e inseguras,por esta onda de violência que se apoderou da nossa vida diária.
A televisão não nos deixa apagar da memória este sentimento,uma vez que nos deixa saber das melhores intenções do Sr.Presidente dos States,guerra e morte a montes com todos os que o consentirem,recentemente veio à baila a conversa sobre a instalação de uns escudos anti misseis que o Bush quer ver em território Europeu,a coisa fedeu ao nariz do presidente Russo,que já deixou saber que vão acontecer COISAS,que ele não quis especificar,quais coisas...fica à nossa imaginação(não queiram ter a papa toda feita,puxem pela cabeça).
No outro lado do oceano alguém se lembrou de invadir as fronteiras do país vizinho para capturar e/ou matar uns guerrilheiros,esta acção não passou em claro e claro,por pouco,por muito pouco não deu molho em três países vizinhos,a Venezuela,a Colômbia e o Equador.Parecia então que um mal entendido se tinha apoderado das boas intenções destes políticos que acabaram com abraços e cumprimentos mútuos.
Era agora possível a calma e a paz voltarem a ganhar algum terreno,mas eis que uma panela de pressão,que estava ao lume à cinquenta e muitos anos,resolve rebentar sem aviso prévio,falo do Tibete que com manifestações pacíficas,começou a chamar a atenção do mundo para as injustiças de uma ocupação forçada,levada a cabo por meio da violência e da repressão.
Estas manifestações no Tibete,começaram sem grande mediatismo por parte das televisões,e sem apoio por parte das nações mundiais,ninguém,oficialmente se queria envolver com esta questão.É compreensível uma vez que a China apresenta um crescimento económico poderoso,e é um parceiro a ter em conta,dado o seu volume de negócios.Um mercado com oportunidades ilimitadas,para quem lá conseguir investir.
Fiquei espantado por ver há dias atrás,a Condoleezza Rice,a Sra. secretária de estado de Bush,na TV a sair em defesa do Tibete e do povo Tibetano,fiquei perplexo e um pouco descrente com a atitude da Sra.Rice,-eu sou assim,ver para crer,eis então,que se junta a este novo movimento de políticos libertadores dos oprimidos,o Sr.Sarkozy,que avança com a ideia de que não irá compactuar com as recentes acções violentas dos chineses.
Esta onda de solidariedade para com este povo,não se ficou para já por aqui...alguns atletas que têm a participação nos jogos olimpícos garantida,falaram já em boicote...A ver vamos!

24 de março de 2008

Galáxias


Galáxias: "Há menos de um século, os conhecimentos dos astrônomos estavam restritos à nossa própria galáxia, a Via Láctea, que eles acreditavam possuir cerca de 100 milhões de estrelas. Então descobriu-se que algumas manchas no céu eram elas próprias outras galáxias - conjuntos de estrelas, gás e poeira agrupados pela força da gravidade.
Atualmente sabemos que a Via Láctea contém mais de 100 bilhões de estrelas e que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no universo."

Lixeira Planetária




Cada vez mais me convenço que nós(raça humana) enquanto seres vivos habitantes deste planeta,funcionamos como uma doença sem cura à vista.
Nós saqueamos e pilhamos a nosso bel-prazer todos os recursos naturais ao nosso alcance .Escavamos cada vez mais fundo na nossa toca à procura de mais recursos para satisfazermos a necessidade crescente de no fundo,nos superarmos a nós próprios contornando todas as regras a que estamos sujeitos,enquanto seres vivos.
Não é possível que no meio de uma imensidão de estrelas e planetas,sejamos os únicos seres com sorte de habitar um planeta,e atenção que ainda só mencionei a Via-Láctea,é a galáxia aonde está localizado o Sistema Solar da terra.É uma estrutura constituída por cerca de cem bilhões de estrelas(algumas estimativas colocam esse número no dobro,em cerca de duzentos bilhões de estrelas)e tem uma massa de um trilhão e 750bilhões de massas estrelares.
A sua idade está calculada entre 13 bilhões a 20 bilhões de anos.Alguns cientistas calculam esse valor nos 14 bilhões de anos.Dito assim parece uma coisa brutal,mas podíamos talvez acrescentar a este valor,cerca de 10 planetas por cada estrela,e aí sim é que podemos começar a falar em números abismais.
Não nos podemos esquecer de que estes números só dizem respeito à nossa Via Láctea.É muita presunção da nossa parte afirmarmos que só nós,neste cantinho, desta galáxia,é que fomos bafejados com a bênção da vida.
Mas nós como nos achamos donos e senhores do Universo,poluímos e adoecemos a Terra,mas não satisfeitos,exportamos o nosso lixo para o Espaço,os nossos astronautas,afirmam que pequenos pedaços de lixo do tamanho de chaves e porcas ao tamanho de pequenos automóveis,pairam no espaço à volta da terra.
Se se recordam,há pelo menos dois objectos a viajar pela Galáxia fora,que foram propositadamente enviados pelo Homem,com as mensagens de optimismo cantadas e faladas em várias línguas.No fundo é um caixote de lixo disfarçado de satélites.
Sabemos bem que tudo se rege por regras,o Universo não é excepção

23 de março de 2008

Bebé atacada por Rottweiler em Loulé

"O cão nunca tinha tido este comportamento com pessoas, sempre foi dócil e nada fazia prever isto" afirmou, admitindo que o ataque possa ter sido causado pelo choro da menina que se assustou com o animal.
O choro da menina terá "irritado" o animal.
"O cão tê-la-á pegado pelo crânio e fez um escalpe bastante profundo", a menina apresenta um deslocamento do crânio e lesões numa bochecha.
O Rottweiler que atacou a criança - um dos três cães desta raça que a família possui - foi recolhido pela GNR e levado para o canil de Loulé cabendo ao veterinário municipal decidir se será abatido. O choro da criança de 20 meses terá perturbado o cão,a ponto de o motivar a atacar a bébé
A criança permanece internada na unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Faro,tendo sido operada com sucesso continua em estado considerado grave.
O Tio da menina diz que nada fazia crer que este ataque tivesse lugar,pois"era um cão bastante dócil" É verdade que os perigos,em relação a uma criança,vêem de todos os lados,e que este tipo de cães têm atraído uma atenção especial,em particular nos últimos tempos mas nada justifica o facto de uma criança ter sido atacada por um cão de família.
Porque muito se fala de que os donos são os responsáveis,por vários motivos,por mão serem capazes de educar os cães,por não serem psicologicamente aptos,de alguns deles serem considerados desequilibrados,o facto é que não podem ser colocados todos no mesmo tacho... e a prova está aqui neste caso,de uma família aparentemente bem constituída e formada,mas que mesmo assim algo falhou !
Penso que não há nada a acrescentar em relação às notas de descontentamento por parte das pessoas que se têm vindo a manifestar de cada vez que acontece algo tão brutal,como um ataque a uma criança.

5 de março de 2008

Bancária-catequista acusada de desviar 10 milhões em poupanças

Uma gestora bancária de Gondomar e um empresário seu amigo íntimo foram acusados pelo Ministério Público (MP) de ter burlado o Banco Português do Atlântico (hoje Millennium-BCP) e perto de 100 clientes.
O desfalque chegou aos 10 milhões de euros. Enganados no esquema foram vários industriais, emigrantes e reformados, que conheciam e confiavam na funcionária do banco por aquela estar ligada à igreja de Valbom, em que até era catequista.
Estes dois arguidos, a que se junta um terceiro, sócio do empresário, vão responder por um crime de burla qualificada, um crime de abuso de confiança e um crime de conversão, transferência e dissimulação de bens e produtos. Tudo ilícitos praticados sob a forma continuada.
A bancária-catequista e o empresário foram detidos em 2003 pela Polícia Judiciária do Porto e chegaram a estar, respectivamente, em prisão domiciliária e prisão preventiva. Felizmente existem estes casos que são desmantelados,ainda que tardiamente para a parte que saiu lesada,mas fica-nos o consolo...

Baleado na cabeça por assaltante


Um jovem funcionário de uma loja do centro comercial Oeiras Parque,foi atingido com um tiro na cabeça por um assaltante que estava a tentar furtar um carro estacionado no parque subterrâneo da superfície comercial.
A vítima estava acompanhada por um colega que escapou ileso mas ficou em estado de choque. O ferido foi transportado ao Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, internado na Unidade de Cuidados Intensivos, em estado considerado estacionário.
O caso foi entregue à Polícia Judiciária,que já viu as gravações das câmaras de vigilância, onde a agressão terá ficado registada. Tudo se passou por volta das 00.20 horas, quando, depois de fechar a loja onde trabalha, Diogo Ferreira, de 21 anos, e o colega, se dirigiam para o seus carros, no piso do parque, perto da central de segurança. Ali, deram de caras com dois ou três indivíduos que tentavam furtar um dos carros .
Um dos indivíduos disparou então, uma arma de fogo, e o projéctil acertou na cabeça de Diogo. Os homens puseram-se depois em fuga. Sabe-se da existência de testemunhas mas não se mostram cooperantes com as autoridades com medo de represálias.
À aqui algum factor que está a funcionar como um corrosivo no seio social da classe de pessoas que supostamente deveriam ter as"maçãs no sítio",para sair à rua,sem receio de qualquer espécie,mas o que se observa é precisamente o oposto ,é uma situação que de certa maneira nos deixa a pensar até que ponto não estamos a minar o futuro da sociedade,ou pelo menos a participar nesta acção,que irá ter um grande impacto já nesta Geração seguinte.
Não pode ser considerada coisa boa,se virmos as imagens que vêem do Brasil esta semana,em cenas captadas pelos vizinhos,em que vemos pessoas adultas a agredirem os mais velhos que por acaso são os próprios pais.Alguma coisa não vai bem...

Oeste selvagem.

Semana trágica no início do mês de Março na zona de Loures.O sr.António Patriarca 47 anos, bebia tranquilamente uma cerveja depois de ter registado o Euromilhões num café em Camarate. Quando um grupo de encapuzados entrou no café,ele tentou escapulir-se para o armazém e foi abatido a tiro.

O caso mais chocante nessa mesma semana foi o de um homem de 38 anos, cansado de ver o pai bater na mãe, cancerosa, matou ambos com um martelo e suicidou-se , também em Camarate, Loures.

Trabalhadores de uma empresa de limpeza encontraram o corpo de um travesti brasileiro dentro de um contentor, coberto de detritos, em Loures. Não se sabe ainda quando e como foi morto.

Uma mulher de 35 anos foi assassinada com um tiro após estacionar o seu Mercedes junto a casa, em Sacavém, Loures. Todas as explicações estão ainda em aberto."
Na verdade estes acontecimentos deixam-nos anteceder um futuro brilhante e promissor para os possíveis presumíveis futuros criminosos que queiram abraçar esta profissão de,até ver,pouco risco.
Há algumas estatísticas nacionais que nos dizem que não nos devemos preocupar,pois a violência não está a aumentar está pelo contrário a diminuir.O que aumentou foram os casos mais violentos,com recurso às armas.Isto é um regresso ao"salve-se quem puder",aos tempos do Oeste Americano aliás porque razão devemos nós ficar a observar o que se passa nos "States"sem adoptarmos este estilo de vida mais moderno e mais "fixe"?
Será que queremos continuar a ser considerados de "mosquinhas mortas", em vez de também nós sermos capazes de nos afirmar como assassinos,ladrões,violadores,sim porque o que vem lá de fora é que nos dá algum estatuto.
De que nos adianta sermos respeitadores do próximo se a seguir nos apercebemos que não nos garante o respeito de quem nada faz?Sim porque só quem nada faz tem todo o respeito.
Bom,já chega de previsões futuristas e pessimistas,isto foi na verdade a minha maneira de interpretar estes acontecimentos dos últimos tempos.
Se não levarmos a coisa a brincar,somos levados pela coisa,eh,eh,eh!Respeitinho!