30 de abril de 2008

Michel Platini


O presidente da UEFA, Michel Platini, defende que os árbitros deveriam suspender de imediato os jogos do Euro’2008 em caso de ocorrência de incidentes racistas.
Afirma que"Na UEFA estamos totalmente contra qualquer manifestação de racismo ou xenofobia,pelo que sou favorável a uma solução radical,pois acredito que o futebol tem de manter certos valores,apoiando a suspensão dos encontros".

...Juntem-se aos demais


No passado domingo uma esquadra da PSP em Moscavide foi invadida por um grupo de indivíduos que forçou a entrada para agredirem um outro jovem de 20 anos que ali se tinha refugiado,isto aconteceu perante o único agente presente no local que se sentiu incapaz,por motivos óbvios de por fim a tal acção. O ministro da Administração Interna já reagiu,considerando não ser normal uma esquadra da PSP funcionar com apenas um agente da polícia,e que as esquadras não podem ser locais vulneráveis.Espera ainda que se possa identificar,capturar e julgar os responsáveis por este acto de invasão e violência. O ministro diz ainda que as esquadras,em termos simbólicos e efectivos,devem ser locais aonde impera a segurança. Pois é,a insegurança não se faz sentir apenas nas nossas ruas e casas,o limite é(parece-me)sem limites!

Desprotegidos


Três meninos e uma menina,entre os 6 e os 7 anos,foram ontem terça-feira,atacados por um cão,alegadamente da raça pitbull,no pátio da Escola Básica Vila Lorena,em Camarate,quando se preparavam para começar o período da tarde das aulas.Três das crianças foram mordidas nos braços e nas pernas,enquanto a quarta ficou com escoriações quando caiu ao fugir do animal.
Foram os professores que impediram que a tragédia fosse maior,pois correram em auxílio das crianças e conseguiram afastar o cão,que ninguém sabe explicar como entrou na escola.O animal desapareceu sem deixar rasto e não se sabe se tem dono ou se se trata de um cão vadio.Mais uma vez,deixo aqui a pergunta,até que ponto vale a pena arriscarmos a vida de inocentes em prol da teimosia?Os Ingleses usam uma expressão que acho que se aplica aqui na perfeição...shit happens.A desgraça não acontece só aos outros.

25 de abril de 2008

Traz um amigo também

Uma mensagem muito actual que nos diz que quantos mais formos a defender uma qualquer causa,mais depressa nos fazemos entender.A revolução de Abril aconteceu,também graças a letras positivas como as do Mestre Zeca Afonso!Uma vénia.

25 de Abril,a revolução dos cravos

Diz-se que foi uma REVOLUÇÃO porque a política do nosso País se alterou completamente.
Mas como não houve a violência habitual das revoluções , o povo ofereceu CRAVOS aos militares que os puseram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e da mudança!
O POVO português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura.
Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
Em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe. Era complicado continuar a estudar depois disso.

Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como LÁPIS AZUL , é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.

22 de abril de 2008

O nosso Planeta...



SOBRE O PLANETA TERRA
- A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos

- A Terra tem 510,3 milhões de quilómetros quadrados

- Cerca de 97% do planeta é composto por água

- A quantidade de água salgada é 30 vezes maior do que a água doce

- A atmosfera terrestre vai até cerca de 1000 quilómetros de altura, sendo composta por 77% de nitrogénio, 21% de oxigénio, com traços de árgon, dióxido de carbono e água

- A Terra já passou pelo menos por três grandes períodos glaciais

- A Terra gira em torno do sol a 107 mil quilómetros por hora

- A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior

- O ponto mais alto da Terra é o monte Evereste, com 8848 metros acima do nível do mar

- Actualmente a população humana da Terra ronda os 6 biliões de pessoas

- A expectativa média de vida dos humanos é 65 anos

- Mais de um bilião de pessoas vive com menos de 1 euro por dia

- 125 milhões de crianças não têm acesso à educação básica

- Há 43 milhões de pessoas infectadas pelo HIV

- 1 em cada 6 pessoas não tem acesso a água potável

- 23,5% dos adultos dos países em desenvolvimento (81% da população mundial) são analfabetos

- 12500 espécies de fauna e flora estão em vias de extinção"

20 de abril de 2008

Ponto de viragem


Será que o ponto de viragem só irá acontecer quando nos apercebermos que afinal de contas só sobramos nós neste Planeta?Se assim for,poderemos estar perante o nosso maior objectivo,o de nos extinguirmos nós próprios,seremos ainda assim o portador e o executante de boas e/ou más notícias.Boas notícias se pensarmos na perspectiva da Mãe-Natureza que vai ficar radiante por se ver livre de nós,más notícias quando nos apercebermos que esse destino nos empurra para o abismo da existência,o nosso desaparecimento da face da Terra enquanto espécie animal.Tenho pena de não ter conseguido a tradução desta peça,mas posso adiantar que se trata do nosso descuido em relação à responsabilidade,que deveríamos ter com o Planeta.

constituição do Universo


ENERGIA NEGRA – 70%
Representa 70% do Universo. É uma força repulsiva, mas pouco se sabe sobre ela.
MATÉRIA NEGRA – 25%
Não se vê, mas esta estranha matéria interfere no campo gravitacional dos objectos visíveis.
GASES LIVRES – 4%
Hidrogénio e hélio são a base de quase 90% da matéria que compõe todo o Universo.
ESTRELAS – 0,5%
Os astrónomos acreditam que há cerca de 70 000 000 000 000 000 000 000 ou seja, 70 sextiliões.
NEUTRINOS – 0,3%
São as partículas elementares (sub-atómicas) de toda a matéria e energia. A sua carga é neutra.
PLANETAS – 0,03%
São corpos celestes que giram em torno de uma estrela. Cerca de 200 já foram identificados."

Energia Negra


O mistério da energia negra.

Os próximos dez anos serão decisivos para o conhecimento desta força,chamada de energia negra,que acelera a expansão do Universo e representa setenta por cento de tudo o que conhecemos no Espaço.

Tem uma designação mística, obscura, muitas vezes associada às forças do mal,(não fosse chamada de negra). Mas a verdade é que a energia negra, apesar de descoberta há cerca de dez anos, permanece o maior mistério do Universo.
Literalmente. Esta força que ninguém sabe do que é feita, de onde veio ou para onde vai,promete para já,ser a maior dor de cabeça que alguma vez assolou os astrónomos.
Nós com a nossa natureza implacável e curiosa,quais Indiana Jones,não vamos descansar enquanto não conseguirmos resgatar a essência deste mistério
Até lá,enquanto não houver respostas que nos saciem esta sede,podemos sempre ir consumindo as teorias sobre a matéria.

17 de abril de 2008

Banha da cobra



Em cima temos os modelos originais como o Chevrolet Matiz, o Honda CRV,o Smart Fortwo,o Mercedes Classe C, e por fim os logótipos .As cópias Chinesas estão por baixo dos respectivos modelos.O que acham disto?




As cópias chinesas não conhecem os direitos de autor,e passaram dos objectos mais pequenos como máquinas de barbear,para automóveis.Marcas como a Mercedes já se pronunciaram e tentam neste momento impedir a comercialização destes modelos na Europa,adivinha-se um período de muito mal-estar no mundo comercial.O Copyright é um conceito jurídico, promulgada pela maioria dos governos, dando ao criador de uma obra original direitos exclusivos para ele, normalmente por um período limitado. Geralmente, é o "direito de cópia", mas também dá ao autor o direito de ser creditado para o trabalho, para determinar quem pode adaptar o trabalho a outras formas, que podem executar o trabalho, que podem beneficiar financeiramente a partir dele, E outros, os direitos conexos. É uma forma de propriedade intelectual (como as patentes, as marcas e os segredos comerciais) aplicável a qualquer expressivos forma de uma ideia ou informação que é substantivo e discretos.
Copyright inicialmente foi concebida como uma forma de governo para restringir imprimir, a intenção do autor contemporâneo está a promover a criação de novas obras pelos autores controle de dar e tirar partido deles.Copiar direitos foram normalizados internacionalmente, com duração entre cinquenta a cem anos da morte criador, ou de um período finito de sociedades anónimas ou criações; algumas jurisdições têm formalidades exigidas para que institui direitos autorais, a maioria reconhecer direitos autorais em qualquer obra concluída, sem registro formal. Geralmente, os direitos de autor é executada como um civil por assunto, embora algumas jurisdições fazer aplicar sanções penais.

Pássaros "às secas" nos Salgados - Observatório do Algarve




Pássaros "às secas" nos Salgados - Observatório do Algarve: "A Lagoa dos Salgados - situada entre os concelhos de Silves e Albufeira -, uma das mais importantes zonas ecológicas do Algarve, sofreu um esvaziamento na semana passada que está a criar alvoroço no seio de várias associações ambientais.

Como está junto a um campo de golfe - propriedade da Herdade dos Salgados - e para evitar inundações, no Inverno, é costume abrir um canal até ao mar. No entanto esta acção foi feita em plena Primavera, altura em que as aves estão a nidificar.

“A lagoa já foi aberta duas vezes este ano mas a esta altura do ano não devia ter sido feito. A zona parece um deserto. Milhares de aves desapareceram totalmente”, confessa ao Observatório do Algarve João Ministro, da associação Almargem.

Aves como o pernilongo, o camão, o papa-ratos ou a garça vermelha, que usam a área de 149 hectares para nidificar durante a Primavera, já não o vão fazer este ano, garante João Ministro, afirmando que algumas terão fugido para a Ria Formosa, não se sabendo se já teriam começado a nidificar.
Ao todo, no pico da época de nidificação, a Lagoa dos Salgados chega a albergar perto de 1500 aves."

Desastre ambiental à vista: Lagoa dos Salgados esvaziada





Desastre ambiental à vista: Lagoa dos Salgados esvaziada


A Lagoa dos Salgados, importante zona húmida situada nos concelhos de Silves e Albufeira, foi totalmente esvaziada na semana passada, o que está a provocar a indignação de ambientalistas e estudiosos das aves aquáticas.

A lagoa está completamente seca desde há dois ou três dias(não nos podemos esquecer que os animais também precisam de beber). O local constitui um santuário para a reprodução de numerosas espécies protegidas, que se encontravam em nidificação e desapareceram por completo.

Junto à lagoa está um campo de golfe do empreendimento turístico Herdade dos Salgados, parcialmente implantado sobre zonas inundáveis anexas à lagoa, o que levou a CCDR(comissão de coordenação e desenvolvimento regional) a autorizar a abertura um canal para a saída da água. Operação normalmente feita no Inverno, e não nesta altura do ano.

A lagoa foi aberta por máquinas visando o escoamento do excesso de água provocado pelas chuvas da última semana, evitando danos no campo de golfe,do aldeamento turístico.


Até ao momento não é conhecido o responsável pela acção. É muito reconfortante sabermos que estamos a fazer alguma coisa para finalmente nos livrarmos destes bichos,até porque já começaram nesta zona as obras para um futuro Aeródromo que inicialmente só será usado por uma única aeronave com o intuito de combater os mosquitos(caça-aos-gambozinos),mas que servirá depois para inundar os céus com dezenas destas máquinas,quem não as viu já nos céus junto às praias com publicidade atrás?
Que como também se sabe,irrita profundamente estes animais,fazendo com que abandonem o local sem nidificar. Vou por isso dar os parabéns a todos os envolvidos neste género de desenrasque-se quem e como puder.

15 de abril de 2008

Subam a bordo.






Se nos deixarmos conduzir pela imaginação enquanto acedemos a estas imagens e eu sugiro que acompanhem o vídeo com um som catita, um copo de sumo de laranja natural e que apaguem todas as luzes em vosso redor.
Agora agarrem-se aos comandos do vosso PC,e iniciem esta agradável viagem, cheia de cor e luz através do Cosmos,e presenciem a beleza do Universo,sem nunca se esquecerem de que também nós pertencemos a esta aparente,mas organizada confusão.
Não temam encontrar vida extra-terrestre,pois já temos experiência com homenzinhos verdes cá na Terra,e não são maus de todo,o Paulo Bento,o Jô Soares,o Bush,entre vários outros que andam por aí disfarçados.




Modificações no acordo ortográfico


As modificações propostas no Acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal.Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever húmido para usar a nova ortografia - úmido.Desaparecem também da actual grafia em Portugal o c e o p nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em acção, acto, baptismo e optimo.
No Brasil, a mudança será menor apenas 0,45 por cento das palavras terão a escrita alterada.O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente e ao hífen acontece o mesmo quando o segundo elemento da palavra comece com s ou r, casos em que estas consoantes devem ser dobradas, como em antirreligioso e contrarregra.
Apenas quando os prefixos terminam em r se mantém o hífen. Exemplos: hiper-realista, super-resistente.O acento circunflexo sai também de cena nas paroxítonas (palavras com acento tónico na penúltima sílaba) terminadas em o duplo (voo e enjoo), usado na ortografia do Brasil, mas não na de Portugal, e da terceira pessoa do presente do indicativo ou do conjuntivo de crer, ler, dar, ver e os seus derivados. Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem.
No Brasil, o acento agudo deixará de se usar nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas como assembleia e ideia. Com a incorporação do k w e y, o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26. Com estas novas regras ortográficas,vem um período de tolerância de cerca de quatro anos o que deve ser o suficiente para nos habituarmos às mudanças.Durante algum tempo deixará de ser normal sentirmo-nos seguros com as nossas capacidades de escritura...
Quando acabei de escrever este documento,carreguei no programa de correcção para procurar alguns erros,e todas as palavras que aqui aparecem sublinhadas ficaram acesas,quer por falta de acentos como por excesso de vogais outras como antirreligioso,ficaram acesas mas sem qualquer sugestão.

9 de abril de 2008

Mau tempo instala-se em Portugal continental e ilhas




O mau tempo instalou-se em Portugal com ventos fortes, chuva e forte ondulação, o que levou o Instituto de Meteorologia a colocar todo o país sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala de quatro. O mau tempo que se faz sentir em Portugal continental e ilhas levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a manter accionado o alerta Azul( o primeiro da sua escala)atendendo às condições meteorológicas adversas.
O litoral de Portugal continental esteve no dia de hoje,sujeito a ventos fortes com rajadas que chegaram aos 120 quilómetros por hora, acompanhados por trovoadas e ondulação de cinco metros podendo ser superior nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
Nos distritos do interior de Portugal continental os ventos foram igualmente fortes,com rajadas de 120 quilómetros por hora e aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.
Nos Açores a ondulação forte, que rondou os sete metros no grupo Ocidental, vento e períodos de chuva por vezes fortes e acompanhados por trovoadas, enquanto na Madeira as condições meteorológicas não foram melhores, vento forte, com rajadas na ordem dos 130 quilómetros por hora, ondulação de seis metros e aguaceiros por vezes forte. Pois é,tudo isto é considerado "normal",apesar de eu achar que não.

7 de abril de 2008

morte após lipoaspiração



O Ministério Público (MP) está a investigar o caso de uma jovem de 25 anos, Fátima Cristina Viegas Santos, que morreu três dias depois de ter sido submetida a uma lipoaspiração ao abdómen e ancas, devido a uma tromboembolia pulmonar(obstrução arterial).
A família da vítima acusa o médico, Viriato Santos, que a intervencionou, na sua clínica, em Faro, a Estéticalgarve, de 'negligência' durante a operação e posterior 'falta de assistência'.
Tenho uma colega que passou por por esta mesma cirurgia,nesta mesma clínica,que após a cirurgia sofreu,desde vómitos a tonturas,e irritações na pele que se revelaram como marcas permanentes na pele.Vamos seguir esta investigação.

4 de abril de 2008

Ò tempo...

Todos nós já vimos fotos dos nossos Pais e Avós.Mas não temos a real percepção do que é na verdade a definição do tempo,e de que maneira todos nós estamos sujeitos a ele,mesmo que o tentemos fintar.
Seja com métodos naturais como o desporto a alimentação,ou de uma maneira mais fácil,sem esforço,usando as plásticas e o botox.
Os anos passam e se tivermos sorte,ficamos...mais velhos,mas vivos e com saúde!

Masters of War-Os Senhores da Guerra.

Para quem ainda acha que o domínio Mundial é coisa dos filmes do passado, vejam-se estes belos exemplares a fazer pela vida, com esse jeitinho tolo de quem não faz mal a uma mosca...
Na realidade eu não lhes confiava nem o volante do meu carro!