30 de julho de 2008

O"PARTO"DE UM PLANETA

Foi como assistir ao vivo a um parto. Astrónomos da Alemanha detectaram pela primeira vez um planeta extra-solar recém-nascido , ainda preso pelo "cordão umbilical" à sua estrela-mãe . O nascimento aconteceu na constelação de Hidra e está a ser considerado como a primeira observação de um fenómeno sobre o qual os astrónomos apenas teorizavam : como surgem os planetas , neste Sistema Solar e em outros .

O bebé, baptizado TW Hya b , está localizado a 940% da distância da Terra ao Sol . Trata-se de um gigante gasoso com 9,8 vezes a massa de Júpiter e está dentro do chamado disco circunstelar , uma nuvem de poeira e gás que cerca as estrelas muito jovens e que , segundo a teoria , fornece o material para o surgimento dos planetas .

Essa descoberta mostra que o que chamamos de discos proto-planetários são de facto proto-planetários -"eles formam os planetas" , como informa o astrónomo indonésio Johny Setiawan , do Instituto Max Planck de Astronomia , na Alemanha. Setiawan , descobriu o novo planeta com o auxílio de um telescópio do Observatório Europeu do Sul ,- situado em La Silla - Chile .

A descoberta acaba de ser publicada na revista "Nature". Desde o século XVIII (18) , que os cientistas acreditam que os planetas nascem do mesmo material das suas estrelas . A ideia foi sugerida pela primeira vez , de maneira independente , por um filósofo alemão Kant (1724-1804) e pelo matemático francês , de Laplace (1749-1827) . Eles observaram que os planetas do Sistema Solar estavam todos alinhados no mesmo plano ... e isso não deveria ser mera coincidência .

Sugeriram que o Sol e os seus planetas , formaram-se a partir de uma grande nuvem de gás e pó . Estudos posteriores confirmaram a ideia original de Kant e de Laplace , e modelos surgiram para explicar a teoria dos planetas a partir desses discos . O problema é que , até agora faltava o flagrante do planeta-bebê que acabasse com as dúvidas . Isso porque as estrelas jovens são geralmente muito activas , o que atrapalha a detecção de planetas com o método mais usado nos dias de hoje , o da velocidade radial (que registra ligeiras "oscilações" da estrela , causadas pela influência gravitacional do planeta) , e em estrelas com mais de 10 milhões de anos , a "placenta" cósmica -o tal disco- desaparece , varrida pela radiação e pelos ventos estelares .

Em 2003 , Setiawan e seus colegas resolveram apostar na "gravidez" das jovens estrelas e monitorizar 200 delas -muitas ainda com as suas "placentas" circunstelares intactas . Finalmente a busca produziu o resultado esperado ...

25 de julho de 2008

Exoplanetas

Investigadores europeus afirmaram esta segunda-feira (21 Julho)que descobriram um conjunto de três "Super Terras" a orbitar perto de uma estrela , e também outros dois sistemas solares com pequenos planetas .
Os cientistas confirmaram ainda que a sua descoberta , sugere que planetas como a Terra podem ser muito comuns .
"Será que todas as estrelas isoladas abrigam planetas ?... e se sim, quantos ?" A pergunta é feita por Michel Mayor do Observatório de Genebra na Suíça . "Podemos ainda não saber a resposta mas estamos a fazer grandes progressos em direcção à resposta" , sublinhou Mayor .
As Super Terras giram a grande velocidade
O conjunto de três planetas orbitam em torno de uma estrela ligeiramente mais pequena que o nosso Sol , a 42 anos de luz sul da constelação de Doradus e Pictor .
Os planetas são maiores do que a Terra , um tem 4,2 vezes mais a massa da Terra , o outro 6,7 vezes e o terceiro cerca de 9,4 vezes mais .
Estes planetas orbitam em torno da estrela a uma grande velocidade , um planeta completa o movimento de translação em apenas quatro dias , comparado com os 365 dias que a Terra demora , o segundo planeta demora dez e por último o mais lento demora 20 dias .
Mayor e os seus parceiros usaram um telescópio , HARPS , em La Silla , um observatório no Chile , que alcança grandes distâncias para encontrar estes planetas .
Investigadores acreditam que isto é apenas o começo
Mais de 270 dos chamados exoplanetas foram encontrados http://pt.wikipedia.org/wiki/Exoplaneta . Muitos são gigantes , parecidos com Júpiter e Saturno . Planetas pequenos do tamanho da Terra são muito mais difíceis de localizar .
Nenhum planeta pode ser visto directamente a uma distância tão grande mas pode ser encontrado de forma indirecta usando ondas de rádio .
"Claramente estes planetas são apenas a ponta do iceberg", avisou Mayor .

22 de julho de 2008

A VERDADE...


-Se gostas do teu cão,gostas também das pulgas!!!

SUPER-HERÓI ANÓNIMO

Vou-vos confessar que por vezes acontece eu vestir uma capa e partir à procura da aventura aonde quer que ela esteja .Ajudar os fracos e oprimidos tem sido o meu lema desde sempre .Na esperança de ser reconhecido pelas massas tento à algum tempo dar nas vistas ,chamando a atenção das editoras e desenhistas para que me incluam no rol de Super-Heróis http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/,aonde eu pertenço por direito próprio .
Esta vida de Super não é fácil ,pois aparece sempre quem consiga contrariar os nossos super-poderes ,tenho dificuldade em lidar com gente-de-conversa-seca ,do género :-se a bola não fosse redonda,seria quadrada ?Este tipo de blá ,blá esgota-me os sentidos ,qual soco nas partes baixas (zona conhecida pelas melhores e pelas piores razões ) .É então que eu retribuo com o meu já famoso golpe de auto-flagelação ,algo inesperado pelos adversários que ,num breve momento de reflexão ,divididos entre o sentimento de desnorte e o de interrogação ,baixam a guarda e esta é a altura certa para eu ...PIM ,PÓIM ...está feito o serviço .
Nunca entendi muito bem o que acontece com a maioria dos super-vilões quando são capturados !Será que sofrem uma transformação como daquelas feitas pelo esquadrão G ?rodeados por 5 gays aprendem a cozinhar ,a lavar a cara ...?
No voo de regresso ao meu charco ,sou confrontado com a doçura .Sim a doçura !Qual kriptonite (o redutor da força do Super-Homem) , a doçura das mulheres é a minha fraqueza ,e contra isso não é ainda conhecida a cura .Com algum sacrifício da minha parte -cof,cof a verdade seja dita ...lá consigo dar um jeito e ponho a massa no forno ,transformando todo aquele açúcar em algo comestível ,pode-se imaginar as voltas e voltinhas que têm que ser feitas e dadas para primeiro amansar ,e depois para amassar a matéria .-Trabalho duro !
De regresso ao meu charco ,tiro a capa e com o sentimento do dever cumprido penso nesta vida dura de Herói http://becodasimagens.blogspot.com/.Sem o devido reconhecimento é duro .Bolas !

19 de julho de 2008

A MURALHA DA CHINA É VISIVEL DO ESPAÇO?

Saiba a verdade... A Grande Muralha da China é famosíssima pelo fato de ser a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu. Pelo menos era o que todos nós pensávamos! Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições. A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a estrutura,era na verdade o traçado de um rio entre as montanhas. E reconheceu publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egipto, e...até mesmo a hidroeléctrica de Itaipu(Brasil)podem ser vistas do espaço a olho nu de acordo com alguns factores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.curiosidades

16 de julho de 2008

apertem o cinto(2)

Quando falamos de crise,pensamos no pagamento das prestações da casa,do carro e das contas no Bar local.Sim,o Bar local porque estes locais,tambem chamados de locais de bebad...,perdão,de culto são optimos para descomprimir depois de um dia a aturar gente maluca,quais massagens terapeuticas.

Tem que se ter em conta a escola,as matriculas,os livros e as refeições.Ah! E as outras coisas.São as roupas,as sapatilhas ou os telemoveis,que atormentam os pais.Em comparação,o PESADELO EM ELM STREET é coisa de criança.

Nesta altura do ano,as férias de verão longe de casa sabem sempre bem.
As piscinas municipais e os riachos são para muitos sortudos a alternativa às praias do Algarve.

Já não se pode morrer em paz.
Há quem tente planear a propria morte.É que a proeza pode,talvez sair mais barato.

Mas nem tudo são más noticias,vendem-se actualmente mais carros de luxo desportivos,mais propriedades horizontais de luxo e mais férias de luxo no estrangeiro.
As sondagens nacionais mostram que em tempos dificeis,como estes,há quem se safe na boa.Blá!Que bom para eles.

15 de julho de 2008

apertem o cinto(1)


Com a crise mundial instalada em todos os sectores,as subidas vertiginosas dos preços são uma constante.

Já ouvimos falar em aumentos de 3%, 4,5% , 5,5% , 20% tudo aumenta,os passes-sociais,o pão,o leite,os cereais a gasolina,etc.Só nos resta juntarmo-nos a uma qualquer manifestação contra esta crise.
Todos somos filhos de Deus,e temos o direito de nos manifestar.As prostitutas aqui da terra estão indignadas e ameaçam entrar também elas em greve,pois segundo dizem,-os clientes já não aparecem!Pois é,isto está mesmo difícil.
Já não nos podemos espantar,se virmos os grandes produtores de droga na televisão,dizendo que a vida está cara e justificando um possível aumento a condizer-É a crise!Aumentar os preços é a solução para não despedir ninguém.Ou ver os vendedores e consumidores na rua em marcha lenta na capital,com uns grandes cartazes a dizer...-droga mais barata para todos-.Sim porque isto está mal para todos,mesmo...

6 de julho de 2008

Niccolo Paganini





Para quem sempre achou que as estrelas de Rock só surgiram nos anos 60 do século XX esqueçam... Conheçam ou reconheçam o grande Paganini, o músico revolucionário que trajava de preto e actuava sempre sob luzes ténues, isto, claro está, em 1828.


http://www.calendario.cnt.br/PAGANINI.htm Sombrio,virtuoso e excêntrico, Niccolo começava uma nova "era" musical no século XVIII.e os génios não costumam ser reconhecidos durante a sua vida- Só no século XX a "importância"do,antes de Paganini e depois de Paganini, passou a ser devidamente reconhecida sem tabus pelas massas.
Para quem gostar desta amostra, é imperativo escutar na integra as obras "Campanella","CapriceXVI","CapriceV", na realidade oiçam tudo o que puderem. Sem arrependimentos. É bom por vezes escutar algo novo... No caso, fazer novo do velho, aplica-se aqui que nem uma luva.

4 de julho de 2008

Deficiências

A falta de informação,é o maior obstáculo para quem sofre de algum tipo de deficiência,e se encontra limitado pelo tempo e espaço.A falta de informação afecta quem não tem tempo a perder.Todos nós em geral.
Posso mesmo classificar do maior flagelo da sociedade actual,como um recuo no tempo.Um regresso ao passado.São os Índios-não indianos-modernos que nos atormentam no nosso dia a dia.

Deixo aqui dois links para quem conhece algum caso de desinformados crónicos,mas que se quer manter por dentro,Regime de avaliação de incapacidade das pessoas com deficiência - Decreto-Lei nº 202/96, de 23 de Outubro LERPARAVER

Pessoas com deficiência - Direitos - DECO PROTESTE

Haja paciência para tanta simpatia e vontade,anuladas pela estupidez.

3 de julho de 2008

Pois é


O novo projecto de decreto-lei sobre o estatuto da carreira diplomática, que está a ser preparado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, integra um artigo que diz que «os diplomatas têm direito ao reembolso integral mensal das despesas com a educação dos filhos, dos adoptados e dos enteados, menores de 18 anos».
A notícia é avançada pelo DN, e adianta que as despesas incluídas são «as resultantes da matrícula, inscrição e propinas em escolas de sistema de ensino internacional».
Segundo o jornal, os filhos dos diplomatas têm este privilégio porque são «obrigados a frequentar em Portugal os mesmos sistemas de ensino de língua estrangeira que frequentaram no estrangeiro ao longo da carreira do progenitor diplomata de carreira».
A vida está cara para todos.

1 de julho de 2008

Urso Polar

O urso-branco na realidade tem a pele preta e os seus pelos são translúcidos e ocos reflectindo a luz branca do sol (o urso-branco é uma obra-prima da evolução, um ser high-tech, nós humanos temos apenas o cérebro maior/melhor do que ele, o resto do nosso corpo é uma cagada comparado ao do urso-polar).
Quem diria que os blacks afinal conseguem viver com temperaturas abaixo de zero no sítio mais inóspito do planeta?Vestindo apenas um casaco de pelo branco?O rapper Snoop Dogg é um dos seguidores do estilo deste bicho.
Aposto que nem muita gente fazia ideia deste facto...Eh!Eh!