28 de novembro de 2008

BEM vs MAL


Estive a ler sobre crenças dos Índios Americanos,este é um tema que me atrai pela riqueza,na maneira em que eles tratavam a relação do Homem com a Natureza e também com o relacionamento social que havia entre aqueles que habitavam as suas tribos.

A crença é que,todos os homens nascem com dois cães dentro de si, um do Bem e outro do Mal, sendo que o responsável pelo comportamento do Homem será o cão que o Homem mais alimenta...e que acabará por dominar o outro.
O interessante é que o cão mais forte nunca mata o mais fraco, e o Homem,passando a alimentar o que se encontrava subjugado, irá fazer com que este fique mais forte e passe a dominar o outro, mudando o comportamento do Homem.

Interessante não?
E vocês?Qual dos cães é que vocês alimentam dentro de vocês?

27 de novembro de 2008




Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai...


(provérbio nativo norte americano)

JIMI HENDRIX



Johnny Allen Hendrix,mais tarde,James Marshall Hendrix,ficou conhecido por "Jimi" Hendrix, nascido no dia de hoje a 27 de novembro de 1942,faleceu a 18 de setembro de 1970,foi um guitarrista solo, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock.
Como guitarrista, ele inspirou-se nas inovações de músicos dos blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield.Ele ampliou ainda a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (The Kinks), e Pete Townshend (The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais...Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia as suas fontes.
Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas.Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Finalmente, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon (Beatles), Elvis Presley e Mick Jagger (Rolling Stones).

Fonte: Wikipédia


25 de novembro de 2008

Eles andam por aí



Afinal de contas este é (foi) um acontecimento meio normal.As provas recolhidas pelos cientistas na superfície do planeta Terra,indicam que o nosso planeta,ele próprio,já foi alvo de pelo menos 1/2 dúzia de impactos deste género...
Os estudiosos da BÍBLIA,defendem que estes seis impactos ocorreram todos na mesma semana em que DEUS criou a Terra,descansando no 7º dia...
De qualquer forma,a boa notícia é que nós temos por cá o Will Smith,que provavelmente nos salvaria mesmo em cima do tempo deste(enorme)azar!?

18 de novembro de 2008

Avaliado,quem,eu?


Ministra da Educação não recua na avaliação dos professores. Maria de Lurdes Rodrigues, vai assegurando que não vai suspender o modelo de avaliação do desempenho de professores.Numa conferência de imprensa no Porto, a ministra explicou que o processo de avaliação dos docentes vai continuar porque "é necessário ao país", considerando que é essencial "garantir a qualidade do sistema de ensino, que nos permita distinguir e premiar aqueles que são os melhores professores". Maria de Lurdes Rodrigues frisou ainda que o actual modelo "não saiu de nenhuma cartola", mas que resulta de um memorando de entendimento acordado entre a tutela e os sindicatos após "mais de 100 reuniões". A governante disse esperar que os sindicatos "cumpram a lei e aquilo que foi acordado".

Se de facto os sindicatos estiveram de acordo e chegaram a um entendimento com o governo ao fim de"mais de 100 reuniões",porque é que agora vão contra o que na altura lhes pareceu correcto?-São uns tótós!

Todos nós estamos,de uma forma ou de outra,sujeitos a avaliações durante toda a nossa vida.

No jardim-de-infância,na escola,no trabalho até nas nossas relações com outras pessoas...Então qual é o mal???

Desde os políticos ,passando pelos médicos e acabando no empregado-de-mesa,todos nós-os simples mortais-somos avaliados diariamente.Então qual é o problema?

Existem com toda a certeza no meio de tanto professor esforçado,alguns que lá estão por estar,por exemplo à espera de uma colocação nos escritórios de alguma empresa de arquitectura,etc,etc.

Penso que não fará mal algum que este modelo de avaliação avance,quem não deve,não teme!!!


15 de novembro de 2008


" A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento "
( Provérbio italiano )

14 de novembro de 2008

Poltergeist económico


Barroso estranha a descida lenta dos combustíveis em Portugal.
O preço do barril de petróleo caiu hoje mais de um euro.O Brent abriu a 51 dólares e 20 cêntimos,mas o preço dos combustíveis não reflecte a descida acentuada do preço do petróleo.O que levou o presidente da Comunidade Europeia(Durão Barroso) a considerar o fenómeno "estranho".
A mim parece-me que estamos perante um poltergeist,o verdadeiro espírito de contradição e de recusa monetário,tal qual uma jura que deu para o torto e que ficou por cá para nos atormentar os nossos dias.Teremos agora que contratar os serviços de uma "bruxa" para espantar este "fenómeno estranho" de que nos fala o Durão Barroso.
Sim porque se este senhor não tem vindo falar sobre este assunto, nem nos teríamos apercebido que nós por aqui não temos (mesmo)voto na matéria.

Norte-americano com sida curado após transplante de medula óssea


Um norte-americano que estava infectado com o vírus da SIDA acabou curado depois de ter sido submetido a um transplante de medula óssea de um dador que apresentava uma resistência genética à doença.
Um caso que surpreendeu a comunidade científica.
O homem, de 42 anos, vive em Berlim. Há cerca de dois anos, já seropositivo, desenvolveu leucemia.Para além da radioterapia e da quimioterapia, o combate a esta doença teria de passar pelo transplante de medula óssea.
Foi neste cenário que Wutter,um hematologista da Universidade Médica de Berlim, deu corpo a uma teoria que já era conhecida mas que nunca fora posta em prática.Wutter escolheu um dador que tinha uma mutação genética que o tornava imune ao vírus da SIDA.
O transplante de medula foi um sucesso e, passados dois anos, sem voltar a tomar os medicamentos anti-retrovirais, o paciente norte-americano é considerado um caso curado do vírus da SIDA.
Este pode ter sido o primeiro grande passo para a cura do HIV.É um progresso enorme!!!

13 de novembro de 2008

Sinais do tempo



"Habitantes de Maldivas planeiam a mudança...
A ameaça do aquecimento global ao arquipélago leva os seus 300 mil habitantes a estudar a hipótese de transferir a nação para um outro lugar."

Jon Henley, The Guardian.

O que faria se fosse o presidente recém-eleito de um pequeno país, relativamente pobre, cuja fama - garantida pelas suas praias, algumas das mais belas do mundo - deve-se também ao facto de que tem sido lentamente engolido pelo oceano?
Obviamente, não perderia tempo fazendo lembrar isso ao mundo...E para enfatizar a urgência do problema, faria o espantoso anúncio de que estuda seriamente a possibilidade de transferir toda a nação para um outro lugar.
Pelo menos, foi o que fez, esta semana, Mohammed Nasheed, o primeiro presidente das Ilhas Maldivas eleito democraticamente.
Seu plano é começar a reservar uma parte da generosa receita proporcionada pelo turismo no seu país,para criar um fundo destinado à compra de terras.
“Não podemos fazer nada para deter, por nossa conta, a mudança climática, por isso precisamos comprar terras noutro lugar.
É uma apólice de seguro antevendo o pior futuro possível”, afirmou na véspera da sua posse.
“Não queremos deixar as Maldivas, mas também não queremos nos tornar refugiados do clima e morar em barracas durante décadas.”
A ideia é intrigante, e ao mesmo tempo profundamente deprimente: é a primeira nação do mundo obrigada a abandonar sua pátria em consequência do aquecimento global e do constante aumento do nível do mar.
Nasheed fala basicamente em transferir os 300 mil habitantes das Maldivas para a Índia,para o Sri Lanka ou possivelmente,para a Austrália.
Mas mesmo que esta triste perspectiva fosse aceite, seria concretamente viável?
Seria possível transferir todo um povo para um novo país, erguer casas e ali retomar a própria vida como se nada tivesse acontecido, à parte o infeliz desaparecimento de sua pátria de origem? O consenso geral é de que isso não seria possível.
“Para um Estado, enquanto tal, a mudança seria muito difícil”, afirma Graham Price, director do programa para a Ásia do Royal Institute of International Affairs.
"Evidentemente, poderão vir a existir migrações, até mesmo de um número muito grande de pessoas. Mas, neste caso, existem enormes problemas de jurisdição, questões de soberania", disse. "Além disso, é um problema concreto, um problema ao qual deveremos nos acostumar. Queremos permanecer unidos, não queremos perder a nossa cultura. Não é por nossa culpa se isto está a acontecer”.
Lembro que as 1192 ilhas que compõem o arquipélago das Maldivas não estão a mais do que 2,4 metros acima do nível do mar e a maioria do território habitado está apenas a um metro de altitude. A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar e, só aqui, vivem 100 mil pessoas.

9 de novembro de 2008

influencias

É inacreditável como de repente nos vemos presos a um qualquer vicio,seja o do álcool,das drogas ou do tabaco,achando sempre que é possível deixar a dependência a qualquer momento,sobretudo por pensar que este é um mal que "só acontece aos outros".

Este pensamento costuma levar as pessoas ao engano e consequentemente ao vicio...
Eu comecei a fumar aos 18 anos no liceu,havia uma rapariga especial de quem eu gostava mesmo muito,ou por outra...estava perdidamente apaixonado.Ela e um grupinho de estudantes frequentavam um cantinho no Liceu,aonde só os fumadores se juntavam.
Na altura pensei nuns cigarrinhos de mentol que me colocariam nesse grupo,cigarrinhos que me pareciam inofensivos,de brincadeira.
E assim comecei a fumar,1º porque queria estar com a rapariga e mais tarde porque parecia cool,com um ar desinteressado,algo distante tipo...James Dean.Esta atitude viria a revelar-se um engano,por esta altura já me podia considerar propriedade das tabaqueiras e passei a sofrer as alterações de humor,resultantes do consumo de TABACO.
Durante anos acendi(mesmo muitos)cigarros uns por prazer(a seguir às refeições),outros por dever ,a maior parte das vezes acontecia não ter qualquer tipo de prazer-"ser por ser".Até que à 5 domingos atrás,eu decidi que por teimosia iria deixar de fumar sem qualquer preparação,sem mais desculpas.-Por amor à camisa!
Para já...estou sereno.

6 de novembro de 2008

Criança atacada


Um menino de quatro anos foi atacado,ontem quarta-feira à noite por um cão, no centro de Faro, capital de distrito. A criança sofreu ferimentos gravíssimos, mas, de acordo com fonte hospitalar, não corre perigo de vida.

A criança sofreu lesões graves no crânio, face, órgãos genitais, braços e pernas. O menino foi transportado para a Urgência Pediátrica do Hospital Central de Faro.

A história é curta...O incidente ocorreu por volta das 20:45 de quarta-feira , em Faro. A criança passeava com a mãe, a pé, e o cão atirou-se a ela. A mãe, de 24 anos, também sofreu ferimentos nas mãos.

Dá para sentir a dor desta mãe perante este(mais um)ataque.O animal é um cão de raça rottweiler que não consegui apurar se foi capturado,ou não.

5 de novembro de 2008

As promessas de Barack Obama


O novo presidente dos Est
ados Unidos,foi eleito hoje(de madrugada)e é o 44º presidente do país.
Existe alguma euforia em torno deste personagem político,como se todos os males do Mundo se dissiparão após a sua eleição...O caos económico é enorme,a nível politico-social a coisa também fede e o trabalho de recuperação é comparado com o da exploração planetária ou seja,não será nada
fácil.O senador do Illinois toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA.

Entre as principais promessas do novo Presidente dos EUA
estão a retirada das tropas norte-americanas do Iraque nos próximos 16 meses, o início do diálogo com o conjunto de países que George W. Bush apelidou de "o eixo do mal", as reformas do sistema de saúde norte-americano e o apoio aos mais desfavorecidos nas suas políticas fiscais.

Um número recorde de eleitores compareceu nas urnas, apesar da chuva e das longas filas de espera, numa eleição dominada pelo que pode ser a pior crise económica dos últimos 80 anos e quando o país ainda trava duas guerras, no Afeganistão e no Iraque.

2 de novembro de 2008

Deusa viva

A pequena Matani Shakya, 3 anos, foi eleita deusa viva do Nepal e viverá em isolamento quase total até a puberdade.

Sacerdotes budistas e hindus cantaram hinos sagrados e jogaram flores e grãos de arroz sobre a menina de três anos que foi eleita a nova deusa viva do Nepal, no passado dia 7 de Outubro.

Em roupas de seda e flores vermelhas no seu cabelo, a pequena Matani Shakya recebeu a aprovação dos padres e do presidente, uma tradição que já dura à séculos e que tem laços profundos com a monarquia Nepalesa, que foi abolida em maio.

A nova "kumari" (deusa viva) foi carregada desde a casa de seus pais até um antigo templo no centro da capital Katmandu, onde ela viverá até a puberdade – momento em que perderá seu status de divindade.

Até lá, ela será adorada por budistas e hindus como a encarnação da deusa Taleju.

Uma equipe de juízes conduziu uma série de cerimónias para escolher a deusa, entre crianças de dois e quatro anos. Foram lidos os horóscopos das crianças e as suas imperfeições físicas foram analisadas:A deusa viva tem que ter cabelo, olhos e dentes perfeitos, uma pele sem cicatrizes e não deve ter medo do escuro. Como último teste, ela deve passar uma noite sozinha num quarto, entre cabeças de búfalos e bodes sacrificados em rituais sagrados – sem demonstrar medo.

Isolamento

A escolhida viverá em isolamento quase completo no templo e só poderá voltar à sua família aquando da sua 1ª menstruação, e então uma nova deusa será eleita para substituí-la.

-“Sinto-me um pouco triste, mas estou orgulhoso por a minha filha se tornar uma deusa viva”, declarou o pai de Matani Shakya.

Críticos dizem que a tradição viola as leis internacionais e do Nepal dos direitos infantis. As crianças geralmente sentem dificuldade em readaptar-se à vida normal quando voltam para suas casas.

Além disso, o folclore do Nepal diz que homens que se casam com uma ex-kumari morrem cedo, o que faz com que muitas dessas meninas permaneçam solteiras e enfrentem uma vida de dificuldades.

1 de novembro de 2008

BLUES PROJECT

Finalmente saiu o disco de originais da banda Portuense,GAMA GT BLUES PROJECT é um nome a reter para quem é fã de blues.
A banda é composta por 4 membros;Narciso Monteiro na Guitarra,Luís Braga na Voz,Carlos Silva no Baixo e João Amado na Bateria.
Pouco sei sobre esta banda,apenas que estão juntos desde 2004, e que foram sobrevivendo com actuações feitas em clubes nocturnos(como a maioria).
Entram nas nossas casas devido a um esforço pessoal e a investimentos privados,visto não terem sequer uma editora que se mostrasse interessada neste belo trabalho.
Outubro de 2008 é o mês e o ano dos GAMA GT