30 de setembro de 2011

Venham daí essas medidas


Chegamos ao fim de mais um mês e os planos ''ocultos'' que a Europa tem para nós, portugueses, começam a tomar contornos diabólicos e sádicos.
A privatização de empresas ''chave'' para o mercado nacional como a EDP e a TAP, é a cada dia que passa, uma realidade cada vez mais palpável.
A premonição de tempos difíceis, está aí e concretiza-se.
Se compararmos e analisarmos as aplicações dos programas de ajuste em Portugal, na Irlanda e na Grécia, podemos concluir que não há outro caminho senão o do crescimento económico.
O exemplo mais positivo é o da Irlanda. Assim que o governo irlandês avançou com os planos de austeridade, lançou em simultâneo um programa de crescimento económico.
O exemplo mais negativo é aquele que nós parecemos estar a seguir, o da Grécia, que também avançou com os planos da Troika mas, como o crescimento deles é nulo, fica-lhes sempre a faltar um ''danoninho''. Vão morrer na praia. Não têm ''músculo'' para suportar as medidas duras impostas pela Troika e assim entram numa aspiral de cortes e mais cortes. Tornou-se num ciclo vicioso.
Nós em Portugal, somos governados por aqueles que acreditam que devemos ficar à espera de um sinal claro, vindo dos céus...
Tudo isto é estranho. Tudo isto é (o nosso) FADO.

23 de setembro de 2011

A cruz


O bloco central (o PSD; o PS e o CDS), foi eleito por 85% dos eleitores, que votaram manifestando-se a favor do acordo assinado com a Troika, semanas antes das eleições nacionais.
Este acordo, já previa este tormento que os trabalhadores portugueses passam actualmente.
Quando o mediano eleitor, colocou (inocentemente) a cruzinha num destes três partidos, deu o seu aval à situação que se vive actualmente. Mais impostos, mais precariedade nos postos de trabalho, mais insegurança, mais desigualdade, mais criminalidade... enfim, o povo português votou a favor de um sem número de injustiças. Vejam aqui as medidas da troika...
Traduzindo isto em miúdos, a maioria decidiu arder na fogueira.
A alternativa a esta situação, teria sido o voto na esquerda, que foi na altura trucidada por não se sentar, nem assinar este vergonhoso acordo que deixa de fora os interesses nacionais e que só favorece os grandes interesses capitalistas, oriundos de países tão distantes quanto a China, o Brasil a Índia.
O povo é burro mesmo. Agora aguenta, compadre.
Fazer o quê?

1 de setembro de 2011


Este último domingo de manhã estávamos nós, um grupo de amigos, na mesa de um café a comentar sobre a festa a que tínhamos ido na noite anterior e o quanto bebemos todos ''pra cacete''... Riamos sobre as figurinhas feitas sob o efeito das cervejas. Nisto, um dos meus amigos de longa data relata:
-Fui o primeiro a adormecer. Pelo menos não fiz muita merda...
Uma das pessoas que estava na nossa mesa, um tipo que não é normal frequentar o ''nosso'' ciclo de amizades diz:
-Tu não, mas eu brinquei com o teu pau a noite inteira, seu animal!

Ricardo Carvalho volta as costas à selecção.


Não se trata propriamente de virar as costas à Selecção Nacional, eu acho que o Ricardo fez o que muitos atletas sentem a vontade de fazer, virar as costas ao Paulo Bento.
O Paulo tem o que acho ser, umas atitudes de um ''ditadorzinho de Médio Oriente''. Ele ia acabando com a vontade do fantástico Liedson de jogar à bola, que passou de melhor marcador da liga a um comum avançado, num ápice. Descaracterizou toda a estrutura de futebol do Sporting e, agora está no poleiro da Selecção Nacional.
O Ricardo Carvalho sai depois de se sentir usado e gozado. Um atleta no seu auge, sem qualquer lesão, considerado o melhor do Mundo nos seus domínios pelo melhor treinador da actualidade, merecia mais consideração.
Quando Ricardo fez a viagem para se juntar aos seus compatriotas, a ultima coisa em que pensava, era neste desrespeito a que foi sujeito. Sabendo que fez a viagem em vão e que não seria utilizado,  resolveu que esta era a gota de água. Está desmistificada a acção do Ricardo Carvalho... Mas esta situação não deve estar toda explicada.
O Ricardo já se devia estar a sentir a mais, faz algum tempo. Também não é um caso de falta de humildade, pois ele é conhecido precisamente pela sua humildade e espírito de entre-ajuda. Humildade é coisa que não lhe falta.
Alguma coisa vai mal aí.
Quem será o próximo? O Ronaldo???