27 de maio de 2012

A bomba intemporal



Esta semana vi o novo clip da Kylie Minogue, gravado no mês passado em Londres e apercebi-me das reais intenções da Troika para com os portugueses. Podem ser consideradas boas, na medida em que a Troika procura nos aliviar/despir do excesso de bagagem que trajamos diariamente.
A Kylie Minogue é o mais recente exemplo das muitas vitimas da austeridade. Trajando um minúsculo farrapo que foi outrora um vestido comprido, a cantora começa este clip vestida com uns calções e com um casaco de pele com um enorme coração. Para lá de ousado, este foi o look que a cantora australiana escolheu para a gravação de ''Timebomb''. (De) composto por duas ou três tirinhas de cada lado, o vestidinho deixa ver tudo o que é curva e contra-curva. Podemos dar folga à imaginação, pois está lá tudo, ou quase tudo, afinal são 43 anos.
Há doze anos atrás, Kylie Minogue capturava a nossa atenção em ''Spinning Arounnd''.
Austeridade assim, é bem vinda. Quem sabe não vemos a Catarina Furtado com um traje semelhante? :) 

12 de maio de 2012

Justiça ''FLÁCIDA''

Quando ouvi pela manhã, que a justiça portuguesa tinha deixado escapar mais um criminoso, condenado em todas as estâncias judiciais nacionais, pensei para mim mesmo que talvez a justiça em Portugal esteja desmotivada, ultrapassada e sem convicção?
Isto são exemplos comuns a mais, que passa a ser corriqueiro. O País inteiro afunda-se por falta de manutenção. Acham isto normal?
A justiça deixou prescrever crime de corrupção de Isaltino Morais.
Porque não pode a justiça fazer uma pausa quando parece que está com dificuldades para erguer o ''martelinho''? Os comprimidinhos para a erecção parecem fazer milagres, até nos casos mais perdidos.
Uma vez que estamos a saque, talvez não fosse má ideia enchermos as cadeias com gente inocente, deixando as ruas para esta gente ''oportunista''.
É um total disparate.
O ''normal'' é vermos toda esta canalhada ficar em liberdade e manterem-se nos cargos públicos onde praticaram a corrupção.
Este é o estado da lei e da justiça com que podemos contar.

4 de maio de 2012

Esquizofrenia jornalística

Sabemos que a crise não é alheia ao aumento dos casos de suicídio.
O suicídio é um problema de saúde pública e uma realidade crescente que necessita de medidas prioritárias para o combater.
É uma realidade crescente em Portugal, de entre os idosos aos mais jovens. Com o abandono social, o desemprego e com condições mais difíceis de sobrevivência  económica e financeira, os números de suicídio aumentam.
Os dados mais recentes da Pordata, indicam que 1098 pessoas se suicidaram em 2010, mais 84 do que no ano anterior.
A televisão, a radio e a  imprensa escrita  têm um papel importante na maioria dos casos de suicídio, quando repetidamente bombardeiam a população com tudo o que é negativo. Historias altamente expostas, vistas e revistas que aparecem em múltiplos programas, em diversos canais e a qualquer hora, têm um maior impacto sobre uma sociedade fragilizada.
Os profissionais de saúde e pesquisadores reconhecem que não são as coberturas noticiosas por si só, mas certos tipos de coberturas noticiosas que aumentam os comportamentos suicidas em populações vulneráveis.
O efeito Werther passou a ser documentado em 1775 e é prova de que as populações são influenciadas pelo que ouvem, vêem e lêem.
É verdade que os serviços noticiosos tornam este mundo o mais cinzento possível. A noticia vende mais, quanto mais sangrenta e violenta for, eles têm que fazer pela vida.
O objectivo dos repórteres da comunicação social, não deve ser a fadiga social. Informar não é sinónimo de tortura mental, de alucinações e de delírios, provocando alterações com a realidade...
Uns irresponsáveis, apesar de os considerar directamente responsáveis pelo aumento dos casos de suicídio.

3 de maio de 2012

Quem quer comer?

A CGTP fala na maior manifestação de sempre
Num canal de televisão espanhol que cobria uma manifestação no dia internacional do trabalhador, no passado 1º de Maio. A repórter andava frenética de um lado para o outro no meio dos manifestantes tentando obter o máximo de declarações por parte das pessoas.
Sabendo que em Espanha o desemprego atinge os 24,1%, a resposta certa tardou mas surgiu tipo óbvio:
''Então como vai ocupar o dia do trabalhador?'' Perguntava a mulher.
Entre respostas como ''vou aproveitar para passear'' ou, vou passar o dia em casa... A que mais gostei foi a de um homem na casa dos quarenta, que, sem qualquer expressão na cara respondeu: ''Vou procurar  trabalho''.

2 de maio de 2012

Misterioso objecto próximo ao Sol

Coisas estranhas têm acontecido à nossa estrela, o Sol. Surgiu em Março um vídeo da NASA postado no site TTBTS, aonde se vê uma enorme esfera escura, conectada à superfície solar por um tornado ou, como lhe chamam os cientistas, um filamento magnético.
Este evento foi registado no dia 11 de Março de 2012 e a esfera permaneceu conectada todo o dia 11, separando-se da coroa solar no dia seguinte, dia 12.


Um vídeo da esfera desconectando-se da superfície solar...
Segundo se fala, este objecto é muito maior do que Júpiter


Aqui temos alguém que nos explica tin por tin, este ''fenómeno''... em inglês.