25 de julho de 2008

Exoplanetas

Investigadores europeus afirmaram esta segunda-feira (21 Julho)que descobriram um conjunto de três "Super Terras" a orbitar perto de uma estrela , e também outros dois sistemas solares com pequenos planetas .
Os cientistas confirmaram ainda que a sua descoberta , sugere que planetas como a Terra podem ser muito comuns .
"Será que todas as estrelas isoladas abrigam planetas ?... e se sim, quantos ?" A pergunta é feita por Michel Mayor do Observatório de Genebra na Suíça . "Podemos ainda não saber a resposta mas estamos a fazer grandes progressos em direcção à resposta" , sublinhou Mayor .
As Super Terras giram a grande velocidade
O conjunto de três planetas orbitam em torno de uma estrela ligeiramente mais pequena que o nosso Sol , a 42 anos de luz sul da constelação de Doradus e Pictor .
Os planetas são maiores do que a Terra , um tem 4,2 vezes mais a massa da Terra , o outro 6,7 vezes e o terceiro cerca de 9,4 vezes mais .
Estes planetas orbitam em torno da estrela a uma grande velocidade , um planeta completa o movimento de translação em apenas quatro dias , comparado com os 365 dias que a Terra demora , o segundo planeta demora dez e por último o mais lento demora 20 dias .
Mayor e os seus parceiros usaram um telescópio , HARPS , em La Silla , um observatório no Chile , que alcança grandes distâncias para encontrar estes planetas .
Investigadores acreditam que isto é apenas o começo
Mais de 270 dos chamados exoplanetas foram encontrados http://pt.wikipedia.org/wiki/Exoplaneta . Muitos são gigantes , parecidos com Júpiter e Saturno . Planetas pequenos do tamanho da Terra são muito mais difíceis de localizar .
Nenhum planeta pode ser visto directamente a uma distância tão grande mas pode ser encontrado de forma indirecta usando ondas de rádio .
"Claramente estes planetas são apenas a ponta do iceberg", avisou Mayor .

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: