25 de fevereiro de 2008

Só cego não vê


O que têm em comum os casos da_Casa_Pia e o apito dourado?
Aparentemente nada,pois num trata-se do presumível caso de violação em cadeia de crianças que estavam na altura sob a protecção da instituição do estado e,que chocou o país pela quantidade de pessoas envolvidas e também o tipo de gente ligada a este caso com as mais variadas profissões,o Julgamento recomeça em 2008 com adiamento,recordo que este é o julgamento mais longo jamais visto em terras do Zé Povinho.

O julgamento do processo Casa Pia, que teve entre as testemunhas figuras destacadas da sociedade portuguesa, tem sete arguidos: o ex-motorista casapiano Carlos Silvino da Silva (Bibi), que responde por mais de 600 crimes de abuso sexual de crianças da instituição, o ex-provedor adjunto Manuel Abrantes, Carlos Cruz, o médico João Ferreira Diniz, o advogado Hugo Marçal (que chegou a defender Bibi) e Gertrudes Nunes, dona da vivenda de Elvas onde alegadamente ocorreram abusos sexuais de menores.
António Pinto Pereira, advogado que lidera a equipa de defesa das crianças da Casa Pia, diz-se estupefacto com a libertação de Carlos Cruz, mas está confiante de que o caso vai chegar a julgamento.

No caso Apito dourado,trata da tentativa de se encontrar alguém a quem apontar o dedo e incriminar como desonesto,temos as pessoas sobre quem,aparentemente,existem provas suficientes para pelo menos os sentar no banco dos réus.
É gente da mais alta-roda do futebol,são gestores,dirigentes com poder suficiente para abafar o sol,têm sido vitimas de fracas tentativas de ligação a múltiplos casos,todos ligando-os a corrupção e desvio de dinheiros e espancamento.

Jorge Godinho Gomes Canotilho fundamenta no parecer a 'inconstitucionalidade'O processo do ‘Apito Dourado’ deverá ser anulado em tudo o que respeita a alegados casos de corrupção no futebol, uma vez que a lei que pune tais práticas é de todo inconstitucional.
Mas "o diz que é"aqui,é um parecer de Gomes Canotilho, que fundamenta a inconstitucionalidade orgânica. Isto é, a autorização legislativa da Assembleia da República não fixou o alcance e sentido da lei, pelo que o Governo não podia assim legislar. Logo, o crime de corrupção desportiva é inexistente por não ter previsão na lei..
Faço de novo a pergunta o que têm em comum estes dois casos?Bem a resposta é simples,da maneira como os casos mais recentes,como do ex-dirigente do Benfica que teve uma reviravolta surpreendente que só o favorece a ele e a mais ninguém.
As novas notícias do julgamento do apresentador de televisão e de um político também deixou muita gente de boca aberta,e com algum descrédito no sistema judicial Português, que parece favorecer os mais ricos e poderosos,dou o exemplo da Leonor Cipriano, mãe da criança desaparecida no Algarve,que está presa.
O Ministério Público (MP) acusou formalmente cinco elementos da PJ por alegadas agressões a Leonor Cipriano em Outubro de 2004, que terão sido cometidas durante os interrogatórios à mãe da menina, com o objectivo de obter uma confissão à força,um dos responsáveis por este acto tornou-se uma estrela da TV e um escritor com um livro publicado.
Esta senhora que perdeu a sua filha e que foi encarcerada,não teve a boa sorte de ter amigos e dinheiro para poder escapar ao sistema que aparentemente só funciona quando não há dinheiro na arena.Por exemplo,o caso parecido com da Leonor é o da pequena Maggie,a menina Inglesa,os pais só não foram detidos e levados a julgamento porque de alguma maneira apareceram com algum poder monetário e com a protecção de toda uma nação,que presume a inocência até que se prove o contrário,o que não aconteceu com a Leonor Cipriano.
Agora o caso do apito dourado,deixa-me um pouco séptico em relação à imparcialidade e à veracidade da justiça portuguesa,sabemos de escutas telefónicas que são tidas como provas,feitas a pessoas ligadas a este caso,e também sabemos de pessoas que são testemunhas de acusação.
O que torna este caso ainda mais mediático,para alem dos nomes envolvidos,é a real possibilidade de mais uma vez não acontecer nada de mais...É caso para dizer que,aqui há BICHO!!!

22 de fevereiro de 2008

Um rapaz foi hoje,dia 22,atacado por um pit bull no centro da cidade de Lagoa,o ataque deixou o rapazinho em muito mau estado,tendo-lhe custado um dedo na hora,e o pulso do braço contrário ficado igualmente mal tratado.
Foi à oito dias atrás que uma menina de apenas 22 meses,foi também vitima de um cão de raça considerada perigosa, um rottweiler,desta vez na zona de Portimão.
É necessário que estes cães,quando circulem nas ruas,respeitem uma série de regras,para que todos nós nos nos sintamos mais seguros quando saímos de casa para o trabalho,sabendo que os nossos filhos ,sobrinhos não correm o risco de estar envolvidos numa situação como esta.

Legislacao



Legislacao: "Cães perigosos ou potencialmente perigosos

Neste novo pacote legislativo os animais são definidos em duas categorias: consideram-se perigosos os que já manifestaram a sua agressividade e potencialmente perigosos os que, devido às características da espécie ou comportamento, possam causar lesões a outros animais ou a pessoas.

Este decreto-lei admite ainda a possibilidade de esterilizar determinados cães, 'quando a gravidade das situações assim o determine', e proíbe o comércio de animais perigosos.

Deste pacote legislativo consta ainda uma portaria que define raças ou cruzamentos de raças de cães potencialmente perigosos:

Cão de fila brasileiro
Pit bull terrier
Dogue argentino
Rotweiller
Staffordshire terrier americano
Staffordshire bull terrier
Tosa inu japonês

Seguro de responsabilidade obrigatório

Os donos de animais perigosos passam a ser obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil, com um montante mínimo de 50 mil euros, e uma licença de posse." As leis estão bem defenidas,agora só falta quem as faça cumprir,ou melhor,quem tenha vontade de as fazer cumprir.

Os podres...

A nossa sociedade,disfarçada sob um manto da evolução,do modo e estilo de vida,das tecnologias,da economia,da saúde,revela por vezes as faces do impensável,de algo só visto saído das canetas dos grandes crânios da literatura mais actual,algo que a minha geração só tinha conhecimento através das obras literárias e que de todo,fazia parte dos nossos noticiários.
Temos agora situações verídicas de horror,de presidentes de câmara,que andam pelos tribunais acusados dos mais variados crimes,agentes da autoridade que são acusados de incumprimento da Lei,pais que violam filhos,filhos que matam e roubam,professores que atacam jovens à facada,donos de cães que os incitam a atacar os vizinhos...
Tudo isto deixa-me a pensar em quantas nós andamos,toda esta mudança para supostamente MELHOR,não é ,não me parece ser o caminho correcto que os meus Pais e Avós,sonhavam para nós as gerações,que os iriam suceder.Hoje nós não temos a consistência,resistência nem a alegria de outros tempos,de outras gerações,não cuidamos nem respeitamos os mais velhos,não cumprimentamos ninguém à saída de casa para o trabalho,esta Humanidade é de facto velha e cansada,violenta e suja!
Existem excepções a esta regra,mas encontram-se cada vez mais isoladas,quais oásis paradisíacos,espécies em vias de extinção

Olá,cheguei primeiro


Todos nós já nos deparamos com a situação de,depois de encarar uma bela e vermelha maçã,achar que nada mais no Mundo faz sentido,que serei uma pessoa incompleta se não cumprir o acordo mais velho de que à memória,entre um Ser-Humano e a primeira a grande tentação a que fomos sujeitos,dar uma,duas,que se lixe,devorar por completo,o fruto proibido,sem qualquer tipo de mágoa.
Mas por vezes temos uma desagradável surpresa,na altura em que nos começámos a deliciar,e já só pensamos no arroto final,eis que somos confrontados com algo para o qual nenhum devorador de maçãs está realmente preparado,alguém ou algo se nos adiantou e na altura certa se revela deixando-nos saber que esta já tem dono.
E se dúvidas havia,na altura em que nos achávamos Reis do pedaço,elas dissiparam-se com a chocante revelação,o olho-no-olho,que nos deixa horrorizados depois de um breve momento de descrédito.
Eis que nós nos curvamos perante este pequeno ser,e,reconhecendo a sua eficácia e determinação,o deixámos em paz,a ele e ao seu tesouro.
É como tudo na vida desde o lugarzinho na praia ao estacionamento à porta de casa,a bicha para pagar no supermercado,o stop naquele cruzamento mais sossegado...Estamos sempre sujeitos a regras,e as regras existem para nos facilitar a vida no fundo.
Todos nós já,de uma maneira ou de outra,transgredimos uma ou várias das regras de bom cidadão,deixando-nos de certa forma a sensação de intocáveis,de sermos os maiores!
Não nos podemos esquecer nunca do nosso lugar perante tudo e todos,só assim é que a máquina funciona