15 de maio de 2013

Repelente de líquidos

Imagina um repelente de líquidos tão forte, mas tão forte que não apenas a água (ou qualquer outro líquido, inclusive óleo) seja incapaz de molhar o objecto, mas também não consegue sequer se manter ou criar rastros sobre a sua superfície? Algo tão potente que permite que um telemóvel funcione submerso num balde cheio d’água! É treta? Será que é verdade?

Este é o Ultra-Ever Dry, um produto super-hidrofóbico e óleofóbico feito para ser aplicado em superfícies de praticamente qualquer tipo. Tudo o que é necessário fazer é borrifar uma camada  deste produto no objecto que desejamos proteger (a aplicação é feita em duas etapas, um fundo e o selante em si), que ganha uma textura levemente porosa e esbranquiçada, em troca ele oferece uma protecção que parece coisa de ficção científica. 
Assiste e vê por ti mesmo:


Tirando o aumento da resistência à corrosão em até oito vezes e a sujidade que não adere aos objectos, a parte mais absurda acontece por volta de 1:52 – o líquido isolado numa moldura de Ultra-Ever Dry forma uma bolacha líquida, que não transborda para fora da superfície!
De acordo com a empresa, o segredo está na combinação dos componentes com a nano tecnologia (manipulação de matéria numa escala atómica e molecular). O Ultra-Ever Dry é composto de xileno, nafta, hexano, metil-etil-cetona, tolueno, e polímeros e aditivos
O produto foi feito tanto para uso industrial como doméstico, e por isso é vendido em diversos tipos de embalagem: desde pequenos borrifadores a galões de 210 litros. 
Como ele não é totalmente transparente, não deve ser aplicado em superfícies como vidros de carros ou lentes de cameras. O fabricante também recomenda que se evite atrito em excesso e o contacto com solventes e detergentes, pois estes enfraquecem o produto. 
Confere o site deles aqui...
Vê o vídeo abaixo em que alguém decidiu fazer o teste com dois telemóveis submersos – um com o Ultra-Ever Dry e o outro sem!
Irei em breve experimentar borrifar-me com este materia, na tentativa de repelir algumas situações menos boas do meu quotidiano... Quem sabe? Se funcionar irei postar aqui o resultado. Se não resultar esqueçam!


Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: