9 de maio de 2009

Mudança Magnética na Terra


A inversão dos pólos começa a dar sinais que está para breve...
Cientistas encontraram grandes "buracos" no campo magnético da Terra, sugerindo que os Pólos Norte e Sul preparam-se para trocar de posição, numa guinada magnética. Um período de caos poderá então estar iminente, no qual as bússolas não mais apontarão para o Norte, os animais migratórios tomarão o rumo errado e os satélites serão queimados pela radiação solar.

Os "buracos" estão sobre o sul do Atlântico e do Árctico. As mudanças foram divulgadas depois da análise de dados detalhados do satélite dinamarquês Orsted, cujos resultados foram comparados com dados recolhidos por outros satélites.
O núcleo da Terra parece estar a passar por mudanças dramáticas: "Esta poderá ser a situação na qual o geodínamo da Terra opera antes de se reverter", diz um pesquisador Dinamarquês. O geodínamo é o processo no qual o campo magnético é produzido; por correntes de ferro derretido fluindo em torno de um núcleo sólido. Por vezes, turbilhões gigantes formam-se no metal líquido, com o poder de mudar ou mesmo reverter os campos magnéticos acima deles.

Turbilhões formaram-se sob o Pólo Norte e o sul do Atlântico. Se eles se tornarem fortes o bastante, poderão reverter todas as outras correntes, levando os pólos Norte e Sul a trocar os seus lugares. Esta mudança está atrasada: "Tais guinadas normalmente acontecem a cada 500 mil anos, mas já se passaram 750 mil desde a última..."

Impacto - A possível mudança poderá afectar tanto os seres humanos quanto a vida selvagem. A magneto-esfera fornece protecção vital contra a radiação solar abrasadora, que de outro modo esterilizaria a Terra. A magneto-esfera é a extensão do campo magnético do planeta no espaço. Ela forma uma espécie de bolha magnética protectora, que protege a Terra das partículas e das radiações trazidas pelo "vento solar".

O campo magnético provavelmente não desaparecerá de uma só vez, mas ele poderá enfraquecer enquanto os pólos trocam de posições. A onda de radiação resultante daí, poderá causar cancros, reduzir as colheitas e confundir os animais migratórios-das baleias aos pinguins. Muitas aves e animais marinhos guiam-se pelo campo magnético da Terra para viajar de um lugar para outro.


Esse vídeo espanhol, dirigido por Fernando Malkún, mostra as mudanças no campo magnético da Terra, no final da década de 1990, facto previsto nas profecias mayas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: