24 de fevereiro de 2010

KERS, a reciclagem de energia num pé artificial




Imagina um pé artificial capaz de reciclar a energia durante a passada de um caminhar normal, que em consequência facilitará os movimentos de pessoas amputadas. A adaptação de um amputado às próteses nunca é fácil e os problemas de coluna e o peso das próteses são relatos comuns.
Comparando o novo pé artificial com as próteses existentes no mercado, pode-se dizer que este pé artificial diminui o gasto de energia despendido a cada passo. Nos testes de avaliação em que os pacientes usaram este pé artificial, foi registado um dispêndio de energia a cerca de metade utilizado numa prótese convencional sem o sistema KERS.
A solução para o problema do gasto de energia, veio da tecnologia utilizada nos carros híbridos e eléctricos bem como da F1, esta tecnologia de recuperação de energia cinética é utilizada nos travões destes carros. Espreitem aqui...
O pé artificial está equipado com uma pequena bateria que tem a tarefa de acumular energia entre os passos, assim ela é recarregada constantemente e a sua potencia não excede 1 watt.
Esta bateria é assim de um tamanho minúsculo e não representa um entrave de peso adicional que anule todos os ganhos obtidos com a reciclagem de energia. Boa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: