22 de outubro de 2008

O regresso do Lince Ibérico


O centro de reprodução em Silves é o primeiro passo para o regresso do lince-ibérico a Portugal.
O ministro do Ambiente Nunes Correia, considera que o centro de reprodução em cativeiro do lince-ibérico, que será construído em Silves, é fulcral para a repovoação da espécie em Portugal.
-"Depois de 40 anos de controvérsia, temos à vista a possibilidade efectiva de recuperação do Lince", afirmou Nunes Correia, no final do Conselho de Ministros que aprovou um pacote de medidas na área do Ambiente e evocou algumas acções do Governo, entre elas a preservação do lince-ibérico.
Nunes Correia esteve em Silves no princípio de Junho, na Herdade das Santinhas, para assistir ao lançamento da primeira pedra do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do lince-ibérico, uma espécie ameaçada de que hoje restarão pouco mais de cem (100) exemplares.
-"O primeiro passo para a repovoação é a construção deste centro que vai permitir em Portugal a reprodução em cativeiro do lince", justificou, lembrando que Portugal e Espanha têm um projecto comum para a recuperação desta espécie endémica da península Ibérica.
Será de Donaña, na Andaluzia espanhola, que virão os linces para o centro de reprodução de Silves, projecto incluído no Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico.
A zona da Malcata foi um dos habitats naturais do lince-ibérico até a espécie entrar em fase de quase extinção e faz parte das áreas prioritárias de intervenção do Plano de Acção, onde se incluem Nisa/Lage da Prata, São Mamede, Moura/Barrancos, Guadiana, Monchique, Barrocal e Caldeirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: