26 de agosto de 2011

O planeta diamante


(FONTE: siencemag.org)

Os astrónomos descobriram na Via-Láctea, o planeta extra-solar mais denso de sempre. O planeta é possivelmente feito de diamante, assim dizem os estudos feitos pela equipa internacional de astrónomos que fez esta descoberta.
O planeta está próximo a um pulsar, uma espécie de estrela que emite radiação no formato de pulsos, com muita massa e um diâmetro de apenas 20 quilómetros. Estes valores são comparáveis ao tamanho de uma pequena cidade.
Conforme o pulsar gira, emite um feixe de ondas de radio que podem ser detectados por radio telescópios.

Os cientistas suspeitaram desde logo da presença de um planeta no local enquanto analisavam o padrão de ondas de radio vindas desta estrela baptizada com o nome PSR J1719-1438. Para quê este nome estranho, porque não Francisquinho, por exemplo? Eles lá saberão... Este pulsar consegue girar cerca de 10 mil vezes em torno do seu eixo por minuto e possui cerca de 1/4 da massa do ''nosso'' Sol.

Depois de vários estudos e de observarem as mudanças nos pulsos de radio provocados pela presença do planeta junto ao astro, os astrónomos puderam concluir que esta estrela não pode ser constituído por hidrogénio ou hélio. Pode por outro lado, o planeta ser composto por carbono e oxigénio e a densidade do astro indica que este planeta seja formado por um material em forma de cristais, como o diamante.

O planeta diamante pode ser o que restou de uma estrela com muita massa no passado e que viu quase toda a sua massa ser sugada pelo pulsar. Orbita a sua estrela em apenas 2 horas e 10 minutos e esta órbita mede 600 mil quilómetros, apenas 50% mais do que a distancia entre a Terra e a Lua.

Leiam aqui algumas das definições aplicadas aos corpos que constituem o universo conhecido...

O nosso governo deve estar a fazer contas de cabeça, imaginando-se em poder deste achado... Taxem também esta descoberta, vocês seus touços.

O Portas deve estar ''possuída'', doidaaaa. Nós apoiamos que ele se ofereça para uma expedição a este longínquo lugar, que fica a uns meros 4 mil anos luz, bem longe daqui e no meio do nada.
Força meu, não devemos lutar contra os nossos desejos, vai nessa.

1 comentário:

  1. Gostei deste artigo!
    Infelizmente não há maneira de ir até lá com uma picareta...
    :D

    ResponderEliminar

... solta o bicho aqui: