17 de abril de 2008

Desastre ambiental à vista: Lagoa dos Salgados esvaziada





Desastre ambiental à vista: Lagoa dos Salgados esvaziada


A Lagoa dos Salgados, importante zona húmida situada nos concelhos de Silves e Albufeira, foi totalmente esvaziada na semana passada, o que está a provocar a indignação de ambientalistas e estudiosos das aves aquáticas.

A lagoa está completamente seca desde há dois ou três dias(não nos podemos esquecer que os animais também precisam de beber). O local constitui um santuário para a reprodução de numerosas espécies protegidas, que se encontravam em nidificação e desapareceram por completo.

Junto à lagoa está um campo de golfe do empreendimento turístico Herdade dos Salgados, parcialmente implantado sobre zonas inundáveis anexas à lagoa, o que levou a CCDR(comissão de coordenação e desenvolvimento regional) a autorizar a abertura um canal para a saída da água. Operação normalmente feita no Inverno, e não nesta altura do ano.

A lagoa foi aberta por máquinas visando o escoamento do excesso de água provocado pelas chuvas da última semana, evitando danos no campo de golfe,do aldeamento turístico.


Até ao momento não é conhecido o responsável pela acção. É muito reconfortante sabermos que estamos a fazer alguma coisa para finalmente nos livrarmos destes bichos,até porque já começaram nesta zona as obras para um futuro Aeródromo que inicialmente só será usado por uma única aeronave com o intuito de combater os mosquitos(caça-aos-gambozinos),mas que servirá depois para inundar os céus com dezenas destas máquinas,quem não as viu já nos céus junto às praias com publicidade atrás?
Que como também se sabe,irrita profundamente estes animais,fazendo com que abandonem o local sem nidificar. Vou por isso dar os parabéns a todos os envolvidos neste género de desenrasque-se quem e como puder.

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: