15 de abril de 2008

Modificações no acordo ortográfico


As modificações propostas no Acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal.Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever húmido para usar a nova ortografia - úmido.Desaparecem também da actual grafia em Portugal o c e o p nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em acção, acto, baptismo e optimo.
No Brasil, a mudança será menor apenas 0,45 por cento das palavras terão a escrita alterada.O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente e ao hífen acontece o mesmo quando o segundo elemento da palavra comece com s ou r, casos em que estas consoantes devem ser dobradas, como em antirreligioso e contrarregra.
Apenas quando os prefixos terminam em r se mantém o hífen. Exemplos: hiper-realista, super-resistente.O acento circunflexo sai também de cena nas paroxítonas (palavras com acento tónico na penúltima sílaba) terminadas em o duplo (voo e enjoo), usado na ortografia do Brasil, mas não na de Portugal, e da terceira pessoa do presente do indicativo ou do conjuntivo de crer, ler, dar, ver e os seus derivados. Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem.
No Brasil, o acento agudo deixará de se usar nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas como assembleia e ideia. Com a incorporação do k w e y, o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26. Com estas novas regras ortográficas,vem um período de tolerância de cerca de quatro anos o que deve ser o suficiente para nos habituarmos às mudanças.Durante algum tempo deixará de ser normal sentirmo-nos seguros com as nossas capacidades de escritura...
Quando acabei de escrever este documento,carreguei no programa de correcção para procurar alguns erros,e todas as palavras que aqui aparecem sublinhadas ficaram acesas,quer por falta de acentos como por excesso de vogais outras como antirreligioso,ficaram acesas mas sem qualquer sugestão.

2 comentários:

  1. Ora aqui está um assunto que merece o meu total desprezo. Tal como a diabba, também eu cago neste acordo ortográfico. Deixem-se de brasileirismos!
    Em relação ao teu blog dear brother e ao contrário do acordo ortográfico, merece todo o meu respeito. beijos

    ResponderEliminar
  2. Bem, a verdade é que este acordo veio para ficar,e como tudo na vida teremos que nos adaptar,ou o bicho vai nos apanhar.

    ResponderEliminar

... solta o bicho aqui: