22 de junho de 2008

O Desastre Perfeito


A cada 11 anos, o sol entra num ciclo violento representando a época propicia para que o planeta sofra uma tempestade solar.
• O próximo máximo solar ocorrerá no ano 2011.
• Uma potente tempestade solar é capaz de paralisar por completo a rede eléctrica das grandes cidades, uma situação que poderia durar semanas, meses e até anos.
• A cidade de Nova York possui a rede eléctrica mais vulnerável da costa leste dos Estados Unidos,mas todas as cidades ,grandes ou pequenas se devem preocupar.
• As tempestades solares podem causar interferências nos sinais de rádio, afectar os sistemas de navegação aéreos e marítimos GPS,danificar as linhas telefónicas e inutilizar satélites por completo.
• Em Março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, foi atingida por uma forte tempestade solar. Seis milhões de pessoas foram afectadas por um grande apagão, que durou 90 segundos. A rede eléctrica de Montreal ficou paralisada durante mais de nove horas. Os danos que o apagão provocou, junto com as perdas provocadas pela falta de energia, chegaram a centenas de milhões de dólares.
• Em Setembro de 1859, uma intensa tempestade solar afectou a maior parte do planeta. As linhas telegráficas dos Estados Unidos e do Reino Unido ficaram inutilizadas e provocaram vários incêndios. Além disso, uma impressionante aurora boreal, fenómeno que normalmente só pode ser observado nas regiões árcticas, pôde ser visto em lugares tão distantes quanto Roma e Havaí.

2 comentários:

  1. Ena... descreves o Inverno!

    Parece que em 2011 me vou sentir em casa! hihihihi

    beijo d'enxofre

    Mental note: à cautela, anotar para em 2010 comprar muitos enlatados.

    ResponderEliminar
  2. Este post foi mesmo para te alegrar.Penso mesmo que as pessoas se vão precaver,tal como aconteceu nos anos 50 nos States.Construiram-se autenticas mansões subterrâneas devidamente equipadas e atestadas com o receio da guerra núclear.

    ResponderEliminar

... solta o bicho aqui: