26 de março de 2008

Longa espera.




É impressão minha,ou sente-se mesmo um certo clima de instabilidade diário ,no ar?
A verdade é que à cerca de dez anos atrás,não vivíamos com este clima instável constante a pairar sobre as nossas cabeças dia após dia.O receio de ataques terroristas,de assaltos,de mortes,de tiroteios e espancamentos,que só ouvíamos falar nas noticias,vindas de fora,do outro lado do oceano,mas que ao fim destes anos atravessou a nossa imaginação e passou a ser algo mais pessoal,desde que Espanha sofreu o atentado de 11 de Março.
A insanidade está generalizada,a vida Humana tem,ou melhor não tem qualquer valor,as pessoas sentem-se ameaçadas e inseguras,por esta onda de violência que se apoderou da nossa vida diária.
A televisão não nos deixa apagar da memória este sentimento,uma vez que nos deixa saber das melhores intenções do Sr.Presidente dos States,guerra e morte a montes com todos os que o consentirem,recentemente veio à baila a conversa sobre a instalação de uns escudos anti misseis que o Bush quer ver em território Europeu,a coisa fedeu ao nariz do presidente Russo,que já deixou saber que vão acontecer COISAS,que ele não quis especificar,quais coisas...fica à nossa imaginação(não queiram ter a papa toda feita,puxem pela cabeça).
No outro lado do oceano alguém se lembrou de invadir as fronteiras do país vizinho para capturar e/ou matar uns guerrilheiros,esta acção não passou em claro e claro,por pouco,por muito pouco não deu molho em três países vizinhos,a Venezuela,a Colômbia e o Equador.Parecia então que um mal entendido se tinha apoderado das boas intenções destes políticos que acabaram com abraços e cumprimentos mútuos.
Era agora possível a calma e a paz voltarem a ganhar algum terreno,mas eis que uma panela de pressão,que estava ao lume à cinquenta e muitos anos,resolve rebentar sem aviso prévio,falo do Tibete que com manifestações pacíficas,começou a chamar a atenção do mundo para as injustiças de uma ocupação forçada,levada a cabo por meio da violência e da repressão.
Estas manifestações no Tibete,começaram sem grande mediatismo por parte das televisões,e sem apoio por parte das nações mundiais,ninguém,oficialmente se queria envolver com esta questão.É compreensível uma vez que a China apresenta um crescimento económico poderoso,e é um parceiro a ter em conta,dado o seu volume de negócios.Um mercado com oportunidades ilimitadas,para quem lá conseguir investir.
Fiquei espantado por ver há dias atrás,a Condoleezza Rice,a Sra. secretária de estado de Bush,na TV a sair em defesa do Tibete e do povo Tibetano,fiquei perplexo e um pouco descrente com a atitude da Sra.Rice,-eu sou assim,ver para crer,eis então,que se junta a este novo movimento de políticos libertadores dos oprimidos,o Sr.Sarkozy,que avança com a ideia de que não irá compactuar com as recentes acções violentas dos chineses.
Esta onda de solidariedade para com este povo,não se ficou para já por aqui...alguns atletas que têm a participação nos jogos olimpícos garantida,falaram já em boicote...A ver vamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: