9 de abril de 2009

Fome no mundo aumenta


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon recordou numa recente intervenção na sede das Nações Unidas que nenhum país africano estará em condições de alcançar os Objectivos do Milénio em 2015, data que a Declaração do Milénio afiançava em 2000 para que estes fossem cumpridos.Mais aqui-


A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidémica; e oculta ou endémica.

A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas. Actualmente esse tipo de fome não tem ocorrido.

Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afectadas por conflitos, etc.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo. A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças.

Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante. Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.


Ensinem os vossos filhos a não desperdiçarem comida, a comerem alimentos saudáveis.A fome tem muitas caras, e está em todas as ruas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

... solta o bicho aqui: